Oi denovo!
Agora vamos às palestra que consegui assistir:
POR UM FOTOJORNALISMO QUE SE ANUNCIA
com Sérgio Moraes (Agência Reuters), Antonio Scorza (Agência France-Presse) e Alexandre Sassaki (editor de fotografia do jornal O Globo)
esta palestra foi interessante, com profissionais altamente qualificados e demonstração de trabalhos maravilhosos.
Falou-se principalmente sobre as inovações que os 'tempos modernos' estão trazendo para a imprensa, itens adicionais para o fotojornalismo da forma que é até hoje.
A inovação mais comentada, debatida e exemplificada foi o uso de 'imagem em movimento', 'vídeos' curtos, ainda não se sabe bem o nome,
mas é algo que estão começando a utilizar muito para complementar pautas jornalísticas, fomar matérias mais completas e passar informações.
Apresentaram durante a palestra alguns exemplos.
No meu ver, e pensando na ofrma mais fácil de explicar sem mostrar é que podemos comparar a um mini clip de música por exemplo.
Um dos Slide-shows que passaram foi sobre a cracolândia e haviam fotografias e mini-vídeos de segundos editados junto com as fotos, um complementando o outro,
formando no fim a matéria completa num vídeo de 2 ou 3 minutos.
hmmm, difícil de explicar...
Mas de fato são coisas que se completam perfeitamente, mesmo com meus conceitos meio quadrados quanto a imagem parada ou em movimento, foi um conjunto que deu certo.
Não sei se já perceberam enquato fotógrafos (fotógrafos - pessoas que vêem algo e entusiasmam-se em capturá-lo através de uma câmera fotográfica)
mas as vezes contemplamos cenas lindas que não dão boas fotos, ou não sonseguimos transformar num 'retrato' aquela coisa toda que estamos presenciando, então,
é aí que entra o movimento, para complementar aquela informação indispensável que não está cabendo no retrato.
Será que deu pra entender?
???
pairava a dúvida sobre a vida do fotojornalismo, se ele está fadado a 'acabar'? Pelo menos da forma que conhecemos até hoje?
Como tudo, o fotojornalismo também está em constante modificação e sobre isso concluiu Kátia Lombardi - professora de Jornalismo da UFMG
crédito: Tese de Kátia Lombardi - apresentada durante a palestra
A palestra seguinte - SELEÇÃO DE IMAGENS DO FOTOJORNALISMO 2010 - foi quase uma continuação da primeira,
com os mesmos participantes e um show de imagens que não tenho como descrever aqui nem reproduzir, mas pelo nome dos fotógrafos podem procurar algo pela internet ;)
Foram mostradas as melhores fotos das três agências sobre a invasão do complexo do Alemão, sobre a 'cracolândia' e,
sobre uma matéria que saiu numa revista do jornal O Globo falando sobre Slack-line -
modalidade esportiva complementar da escalada e atualmente praticada também por não escaladores como exercício de concentração e equilíbrio
( veja - http://www.slackrio.com.br/)
no mais, a noite estava linda e o pessoal do workshop de fotografia noturna deve ter aproveitado bem
até o próximo boletim!
Anita,
ResponderExcluirGostei muito do seu relato!! Quero ver sempre outros... Vou ajudar a divulgar. Muito bom! Parabéns!
Beijos,
Boadrasta