30 novembro, 2011

Toda Segunda nasce um fotógrafo

"Essa é a piadinha corrente, a que eu mais tenho ouvido dos clientes fotógrafos. Quem conta a piada não dá risada.
Os fotógrafos estão preocupados, quase desnorteados. A concorrência aumentou e se diversificou, velhas fórmulas já não trazem os mesmos resultados, mesmo o famoso boca-a-boca está deixando de funcionar.
Como trazer mais clientes? Como abaixar mais ainda os custos? Como voltar ao que era "antes" ? Como "ser diferente" ?


Cuidando do seu diferencial
Pare e pense: o que você faz de diferente que motiva alguém a contratar você ao invés de um cocorrente mais barato?
Sempre tem alguém cobrando mais barato que você. Sempre. Portanto, preço não pode - e nem deve - ser seu diferencial.
O que você faz de diferente tem que ser motivador o suficiente para encantar seu cliente.
E nem pense em tecnologia porque não é a máquina que você usa (e que custou uma fortuna) que faz seu diferencial, o seu cliente não está nem aí pro seu equipamento seja qual for.
Além disso, a concorrência pode ter uma tecnologia igual a sua, ou superior.
O seu maior e mais importante diferencial está em você mesmo: é o seu ESTILO.


Seu ESTILO define seu trabalho
Poucos fotógrafos que conheço são realmente vendedores, a maioria é "apenas" bom fotógrafo.
Muitos estão na profissão faz tempo e, portanto sabem o que o cliente quer. Será?
Mesmo os fotógrafos já estabelecidos estão sofrendo com as mudanças, estão buscando o elo perdido, o ponto no espaço-tempo onde tudo começou a mudar. Essa busca é infrutífera, não vai esclarecer nada.
A única certeza que temos é que nada será como antes. Você precisa estar atento e preparado para elas, as mudanças. E para manter o que você tem de melhor: seu estilo.
Seu estilo define seu trabalho, e não a máquina fotográfica de última geração que você usa nem a versão mais atualizada daquele software.
Seu estilo é resultado do que você aprendeu, do que você já viveu, do que você gosta. E é mutável, dinâmico, evolutivo.
Seu estilo é sempre único.


Seja honesto com você
Você gosta do seu site? Ou do seu blog? Quantos clientes chegam através desses meios? Vale a pena continuar investindo nisso?
Você tem coragem para se expor?
A tecnologia avança sem perdão, sem pedir licença nem se desculpar. Pode ser sua aliada ou sua inimiga, a escolha é sua.
Quem contrata os seus serviços está contratando o seu olhar, a sua técnica e a sua sensibilidade.
Os seus melhores clientes são os que mais gostam de você, não apenas do fotógrafo que existe em você. Gostam da sua maneira de pensar, de seus valores. Isso é empatia. E não dá pra transmitir empatia num site.
Então, você deve usar a tecnologia pra se expor mais, para mostrar o que você pensa não apenas com relação a fotografia. Você deve estar próximo das pessoas, e ser sempre lembrado.
Como? A resposta é: usando as redes sociais.


Você está no Facebook?
Se não está, deveria estar. O Facebook é o seu caminho para se expor, para estar sempre em contato, para saber sobre o que as pessoas ao seu redor pensam, e para vender seu peixe.
É através do Facebook que as pessoas irão visitar seu site, mais do que qualquer outro meio. No Facebook você solta a isca, a provocação, a sugestão. No site você mostra tudo, inclusive com preços.
Mas é imprescindível a sua participação ativa. Leia o que os seus contatos postam, opine sobre os assuntos, compartilhe informação.
Suas atitudes e opiniões irão atrair as pessoas certas, que estão em sintonia com suas idéias.
Você não precisa ser vendedor, basta se expor de forma honesta e sincera. O seu trabalho vai aparecer, você vai estar em destaque.
É o boca-a-boca impulsionado pela tecnologia, e a seu favor.


Imprima para ser visto
Imprima seu trabalho para que seja visto com qualidade. Imprimir é a sua melhor garantia de ser visto e lembrado.
Seu trabalho aparece, toma forma, passa de mão em mão, é real, tem valor.
Telefones celulares, smartphones, tablets, pads, readers; não faltam dispositivos capazes de mostrar imagens.
Mas nenhum deles supera a impressão."


André Dallari Guerreiro / Espaço Visual
www.espacovisual.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário