Uma reflexão mesclando as leis naturais que regem o equilíbrio desse vasto território brasileiro e as leis promulgadas pelo seu povo, no sentido de garantir a liberdade de expressão e a segurança do fotógrafo de natureza.
Mandamentos do Fotógrafo de natureza:
1) A segurança do fotógrafo e a preservação do meio em seu entorno é sempre mais importante que a obtenção da fotografia.
Ame a Natureza e dedique tempo à sua compreensão.
2) Admire a liberdade dos animais e obtenha conhecimento suficiente para registrar espécies vivas sem ameaçá-las ou interferir em seu comportamento natural
3) Respeite as normas legais e restrições dos órgãos de controle e fiscalização, ainda que as considere inadequadas, até que se consiga sua reversão por meios legais.
4) Não discrimine ecossistemas e trabalhe pela conservação de suas peculiaridades.
A fotografia de animais e plantas deve ser obtida em seus habitat naturais, evitando o confinamento ou transporte das espécies.
5) Identifique corretamente as espécies retratadas, os locais e as datas das fotografias. Utilize a imagem para transformar o planeta em um lugar melhor de se viver.
6) Recolha qualquer material ou vestígio de esconderijo ou camuflagem após a realização das fotografias em campo.
7) Informar prontamente às autoridades sobre qualquer irregularidade ou ameaça que se detecte durante a atividade de fotografia. O equilíbrio ambiental depende de suas ações e omissões, assuma sua responsabilidade;
8) Respeite e reconheça o trabalho de outros fotógrafos conservando as facilidades que tenha encontrado em campo para suas fotografias.
9) Comercialize seu trabalho sempre respeitando a sustentabilidade econômica da atividade de fotografia de natureza.
10) Planeje seus passos, olhe onde pisa e deixe somente pegadas.
Faça da paciência a maior virtude e do tempo seu maior aliado.